Dicas para utilizar melhor o Décimo Terceiro Salário

DECORE: o que é e como emiti-la?
11/19/2016
Já sabe o que é a E-Financeira? Para que serve e qual a sua finalidade?
01/17/2017
Exibir tudo

O décimo terceiro salário é um salário extra que o trabalhador tem direito no fim do ano desde 1988 no art. 7º da Constituição Federal.  Todo trabalhador com carteira assinada, bem como aposentados, pensionistas e trabalhadores avulsos têm direito ao dinheiro extra.

É comum termos algumas dúvidas sobre as melhores formas de utilizar esse benefício e acabam muitas vezes aplicando de forma não muito vantajosa.

Prioridades do Décimo Terceiro Salário

A maioria das pessoas sabem que a melhor utilização do décimo terceiro salário é pagar dívidas, investir algum valor e gastar mesmo somente em caso de extrema necessidade, ainda mais em tempo de crise. Porém, muitas vezes o que acontece é a inversão das prioridades, o que pode acarretar futuras dores de cabeça.

Pesquisas realizadas por alguns órgãos de proteção ao crédito demonstram que o brasileiro ainda não aprendeu a lidar com suas finanças.

A grande maioria da população faz compras sem planejamento e sequer possuem investimento fixo, nem mesmo uma caderneta de poupança.

Pesquisas como esta demonstram a necessidade da conscientização do brasileiro em lidar e organizar as finanças e aplicar de forma correta.

Dicas para usar o Décimo Terceiro Salário

  • Quite ou diminua o máximo de dívidas possível. Mesmo que em um período que estimule o consumo, procure segurar ao máximo essa tentação e procure quitar as parcelas que possui, utilizando como critério de escolha as que cobram juros maiores e ou que dão descontos maiores por antecipação.
  • Faça uma reserva de segurança. Procure lembrar que o ano começa com uma carga muito pesada de impostos e gastos diversos como IPVA, IPTU, matrículas escolares, materiais escolares, uniformes, etc.
  • Invista. Se você não possui dívidas, procure pensar no futuro e invista uma parte do seu décimo terceiro salário.
  • Melhor mesmo é economizar, mas se for gastar, compre à vista. Peça descontos, pesquise preços em outros lugares mas não entregue seu suado dinheirinho tão facilmente.

Independente da forma que aplicar o dinheiro extra do décimo terceiro salário, sempre vale a dica: não gastar se não pode e investir sempre que puder.