Já sabe o que é a E-Financeira? Para que serve e qual a sua finalidade?

Dicas para utilizar melhor o Décimo Terceiro Salário
11/30/2016
Imposto de Renda
Já sabe se vai ter que declarar o Imposto de Renda?
03/21/2017
Exibir tudo

A Receita Federal está de olho nos contribuintes e quer saber o dia a dia de sua movimentação financeira, e para estar a par dessas informações criou a E-FINANCEIRA, onde obriga os bancos, seguradoras, planos de saúde, distribuidora de títulos, fundos de aposentadoria informar dados de cada indivíduo.

O que muda é que essas instituições financeiras devem apresentar não somente os saldos no ultimo dia do ano, como anteriormente era obrigatório, mas também o total do rendimento mensal, acumulados anualmente, mês a mês.

O cerco se completou com a E-Financeira e todo cuidado é necessário, pois deverão ser informadas as movimentações bancárias:

R$2.000,00 no caso de pessoas físicas

R$5.000,00 no caso de pessoas jurídicas.

Sendo esses valores aplicados juntamente para todas as operações de um mesmo tipo, mantidas na mesma instituição financeira em relação a esse limite.

A finalidade da E-Financeira é ter acesso a movimentação financeira detalhada de cada contribuinte pessoa física e jurídica, e confrontar os dados informados pelo contribuinte nos dados declarados, ou seja, é um cruzamento fiscal e dessa ninguém vai passar despercebido.

Essas informações devem conter nome, nacionalidade, residencia fiscal, endereço com numero de conta ou equivalente, sendo individualizados por conta ou contrato de instituição declarante, com número do CPF ou CNPJ, devendo também ser informado aos dados completos de terceiros autorizados a movimentar as contas, sendo aplicado a todos os representantes legais ou convencionais.

Caso queira saber mais sobre esse assunto, entre em contato conosco através do nosso formulário de contato, pela nossa Fanpage no Facebook ou pelos telefones (12) 3642-2627 e (12) 3648-6101.

 

logo-horizontal