Dicas de como acabar com a falta tempo.

Planejamento Tributário – Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional?
03/21/2017
Você sabe como é feita a contabilidade para o setor rural?
07/27/2017
Exibir tudo

É comum você ouvir de empresários que tem um problema em comum: A falta de tempo! 

E um dos grandes fatores que levam a esse problema é a incrível mania que alguns empresários tem de quererem abraçar todas as funções dentro da sua empresa. Com isso, o empresário pode causar 2 grandes problemas entro da sua empresa: A deficiência na execução de tarefas que necessitam de uma maior atenção e a falta de tempo para ter qualidade de vida, pois ele também precisa de tempo para o lazer, afinal de contas, quanto mais cansado e saturado estiver, menor será sua produtividade.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para conseguir otimizar seu trabalho e acabar com a falta de tempo no dia a dia:

• Faça uma checklist do dia – todos os dias

Mesmo que haja alguma tarefa repetida, liste-a  todos os dias, risque-a do dia anterior e a insira na lista do dia atual. Organize essa lista por nível de importância. Nunca pense que sua memória será capaz de armazenar tudo, pois ela sempre te deixa na mão caso surja um imprevisto e ou algum problema que necessite de atenção imediata. Com isso, você sempre terá controle de sua próxima tarefa e conseguirá manter uma maior organização.

• Procure resolver as tarefas mais simples na frente das outras.

Inicie o seu dia resolvendo as tarefas mais rápidas e deixe as que necessitam de maior tempo e atenção para depois, pois já não terá tanta preocupação com as outras tarefas que já foram executadas. De que adianta ter uma infinidade de coisas para fazer, e não saber como ordená-las? Por que começar algo que demanda tempo demais , enquanto muitas outras tarefas pequenas estão enchendo sua lista?

• Crie o hábito de cronometrar as tarefas do dia

Quando você conseguir estabelecer tempo para cumprir suas tarefas, você terá controle total sobre as suas atividades. Tente estabelecer tempos curtos no início e tente cumprir com esse prazo, assim você aumentará sua produtividade.

Existem alguns aplicativos gratuitos com funcionalidades restritas, que você pode usar no seu celular ou tablet que o ajudarão a organizar essas tarefas como o Wrike, Asana, entre outros que você poderá procurar na loja de aplicativos do sistema operacional do seu device e utilizar o que melhor se adaptar às suas necessidades.

• Evite se deixar interromper entre uma tarefa e outra

Parar uma tarefa para executar alguma outra que acaba de surgir só poderá lhe acarretar atrasos e desordem no cumprimento das atividades que já estão programadas. Portanto, mesmo que surja algo importante a se fazer, termine primeiro a que está em execução e depois comece outra. Fazendo isso, você evita de não concluir nem uma coisa e nem outra. Assim o que deveria demorar 30 minutos, não vai durar 2 horas, e ainda será concluído, ajudando com o problema da falta de tempo.

• Delegar tarefas para outros colaboradores

Mesmo que seja algo que talvez demore um pouco mais, para explicar o que deve ser feito e tirar dúvidas, muitas vezes é extremamente importante. Pode realmente te poupar muitas outras tarefas, e otimizar seu tempo, portanto é uma prioridade na sua lista, certo?

• Evite distrações – Celular, conversas paralelas, etc

Temos uma necessidade muito grande de atender a qualquer notificação do celular assim que ele vibra ou faz o tradicional sinal de alerta. Claro que você pode, e deve dar uma olhada, mas não enquanto estiver concentrado com uma tarefa. Tenha na sua consciência que se for algo muito importante, alguém vai ligar ou enviar um e-mail. Se estiver executando uma tarefa, crie o hábito de colocar o celular em “Modo Avião” durante determinada tarefa. Redes Sociais, tente fazer vista somente no momento de lazer ou descontração, até naquela pequena pausa entre uma tarefa e outra. Agora a ideia é resolver problemas, otimizando seu tempo, aumentando sua produtividade, justamente para que depois você possa navegar à vontade!

Sono tranquilo, lazer com a família, assistir um filme, passear com o cachorro, ir à um happy hour com os amigos, ler um livro, jogar conversa fora…. Para ser produtivo e feliz você precisa otimizar seu tempo no trabalho e fazer com que ambas estejam equilibradas! Permita-se dividir o seu tempo, afinal de contas, produtividade em alta é sinônimo de empresa feliz!

        Conte com a Demaro para auxiliar você a ter mais qualidade de vida. Cuidamos das suas finanças e das suas contas da melhor forma possível.

Entre em contato conosco e saiba mais como podemos te ajudar.